6 Motivos para investir em Construção Sustentável que vão além das questões ambientais

Uma Construção Sustentável é aquela que minimiza os impactos ambientais ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Porém, não é só o meio ambiente que ganha com esse tipo de construção, e todos devemos entender a importância de se investir nisso.

A construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento e na economia do país, sendo responsável por cerca de 6% do PIB nacional. No entanto, as suas atividades causam diversos impactos ambientais.

De acordo com dados da Coordenadoria de Planejamento Ambiental do Governo do Estado de São Paulo, No Brasil, estima-se que o setor seja responsável pelo consumo de 40% dos recursos naturais extraídos, e pela geração de 60% dos resíduos sólidos no país.

Para transformar essa realidade, o setor passou a incorporar os conceitos de sustentabilidade em suas atividades e para isso precisamos entender o que é a sustentabilidade aplicada neste setor.

O que é uma Construção Sustentável?

É aquela que respeita o meio ambiente, traz mais conforto e bem-estar aos seus usuários, e é economicamente viável. O projeto e a construção são executados com o objetivo de reduzir os impactos ambientais em todo o seu ciclo de vida.

Isso inclui a extração das matérias-primas, a fabricação dos materiais, a execução do projeto, as atividades no canteiro de obra, a fase de operação e manutenção predial, e também a fase de demolição e desmontagem.

Ciclo de vida de uma edificação

Os recursos, como energia, água e matérias-primas, são utilizados de forma eficiente, ou seja, sem desperdícios. Em alguns casos, é possível até fazer com que o edifício seja autossuficiente em termos de água e energia.

Isso quer dizer que o edifício funciona mesmo sem estar conectado à rede de água ou energia a partir de sistemas auto geradores de energia e de captação de água pluvial para reuso, além de ser possível tratar as águas utilizadas ao longo da operação. Não é incrível?

Procura-se também garantir uma melhor qualidade de vida para os operários da construção civil e para os futuros ocupantes, através de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Na prática, isso significa um cuidado especial:

  • na escolha dos fornecedores;
  • na especificação dos produtos;
  • no projeto arquitetônico e de instalações;
  • nas atividades do canteiro de obra;
  • nos processos de manutenção predial.

Abaixo, listamos os benefícios trazidos por uma Construção Sustentável que vão além das questões ambientais.

Conheça os 6 Motivos para investir em Construção Sustentável que vão além das questões ambientais

1.    Menor custo de operação

Os edifícios sustentáveis são projetados para reduzir o consumo de água e de energia. Isso é possível utilizando equipamentos eficientes em conjunto com fontes alternativas.

No caso da água, utiliza-se, por exemplo, bacias sanitárias de duplo acionamento e torneiras de vazão reduzida. Além disso, a edificação pode contar com um sistema de aproveitamento de água de chuva, ou até um sistema de tratamento de água.

Na parte de energia, é possível adotar estratégias para aproveitamento de iluminação natural, e uso de materiais e sistemas construtivos que reduzem o ganho de calor pela envoltória. E, para reduzir ainda mais o consumo de energia, utiliza-se equipamentos de alta eficiência energética nos sistemas de iluminação e de climatização.

Essas estratégias fazem com que a edificação consuma menos água e menos energia, o que resulta em economia nas respectivas contas. Isso também reflete na redução das taxas de condomínio, que podem ser de 15 a 25% menores do que um edifício convencional.

2.    Valorização do empreendimento para revenda ou locação

Incorporar estratégias de sustentabilidade em um edifício faz com que ele se diferencie em relação aos demais no mercado. De acordo com dados do GBC Brasil, é possível ter um aumento entre 5% a 10% no seu valor de revenda ou locação.

3.    Redução na taxa de vacância

A taxa de vacância no mercado imobiliário é a medida de tempo ou espaço não alocado de um empreendimento. Ela é um indicador importante para a análise do mercado imobiliário e das oportunidades de investimento.

Estudos apontam que os edifícios sustentáveis são alugados mais rapidamente e por mais tempo. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, as taxas de vacância desse tipo de edifício foram cerca de 5% inferiores a edifícios convencionais.

4.    Ocupantes mais produtivos e felizes

Passamos cerca de 90% do nosso tempo dentro de ambientes construídos, seja a nossa casa, o escritório, um restaurante, um shopping, etc. Quando os ambientes não proporcionam conforto e bem-estar, nos sentimos mal e podemos até desenvolver doenças crônicas. No ambiente de trabalho, isso reflete na ausência de colaboradores, alta rotatividade e insatisfação, podendo afetar a produtividade da equipe e o retorno financeiro das empresas.

Os edifícios sustentáveis incorporam estratégias de conforto ambiental como o aproveitamento de luz natural, o acesso a vistas externas. Além disso, busca-se a utilização de produtos menos nocivos à saúde.

Essas estratégias fazem com que o ambiente seja mais saudável e que colaboradores fiquem mais felizes e produtivos. Estudos apontam que ambientes de trabalho mais saudáveis e melhores projetados podem aumentar em até 10% a produtividade.

5.    Acesso a linhas de crédito diferenciadas

As instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para o financiamento de projetos sustentáveis. O recurso está disponível não apenas para as grandes, mas também para as pequenas e médias e empresas.

Há linhas de crédito disponíveis para projetos relacionados à eficiência energética, à gestão de resíduos ou à produção de energia renovável, por exemplo: Para empreendimentos habitacionais, é possível obter o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal. Esse selo dá acesso a desconto nas taxas de juros de financiamento para a construção.

6.    Benefícios Fiscais

Em alguns municípios há também a redução de do IPTU (Imposto Territorial Urbano) para edifícios que fazem uso de estratégias de sustentabilidade. No Brasil, existem cerca de 65 municípios que adotaram essa iniciativa.

Dentre algumas capitais de estado como Salvador, Belo Horizonte e Goiânia. Essa resolução recebe diferentes nomes pelo país como IPTU Verde, IPTU Ambiental, IPTU Sustentável ou IPTU Ecológico.

O Custo da Construção Sustentável

Segundo o GBC Brasil, entidade responsável pela disseminação da sustentabilidade no mercado da construção nacional, uma Construção Sustentável pode custar entre 0 a 6% a mais do que uma construção convencional.

Os custos são mais elevados quando se busca uma certificação ambiental que exige desempenho mínimo em alguns quesitos. Porém, esse custo adicional da fase de construção é recompensado na fase de uso e da edificação com valores menores nas contas de água e energia. Por isso, ao desenvolver projetos sustentáveis é imprescindível a análise de payback.

É possível também observar a redução no custo das tecnologias sustentáveis ao longo dos últimos anos em consequência do aumento da demanda. A disseminação da Construção Sustentável no mercado da construção civil fez com que mais empreendimentos incorporassem o uso de equipamentos tecnológicos mais eficientes.

Uma Construção Sustentável vai muito além de minimizar os impactos ambientais da sua edificação. Vimos nesse artigo que além disso, ela pode trazer uma série de atrativos econômicos. Não há dúvidas de que elas são, atualmente, o melhor negócio em qualquer empreendimento imobiliário por gerar um diferencial e agregar valor.

Nós da Seed Solution somos especialistas na área e prestamos consultoria para qualquer tipo de empreendimento, seja ele residencial, comercial, corporativo, industrial. Entre em contato para tirar sua dúvida sobre Construção Sustentável.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

×